Projetos Pedagógicos


Projeto Identidade


A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui, para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da historia pessoal”.

Propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.

Objetivos

§     Conhecer a história de seu nome e seu significado;

§     Compreender a história de seus colegas a partir de sua;

§     Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;

§     Desenvolver habilidades sociais;

§     Identificar fontes históricas sobre sua vida;

§     Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;

§     Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;

§     Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;

§     Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;

§     Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;

§     Desenvolver á auto-estima;

§     Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;

§     Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.

§     Desenvolver interesse e curiosidade com a matemática construindo as relações temporais, espaciais e lógico-matemática, agrupamento, ordenando, medindo, classificando etc;

§     Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia.

Série Envolvida 

§          Jardim II e 1º ano

Disciplinas Envolvidas

§          Linguagem Oral e Escrita

§          Matemática

§          Artes Visuais

§          Música

Recursos

§          Lápis diversos

§          Giz de cera

§          Hidrocor

§          Papeis diversos (fichas)

§          Tesouras

§          Colas

§          Internet/computador

§          Fotos

§          Espelhos

§          Rádio/cd

Etapas do Projeto 

Linguagem Oral e Escrita.

§     Pesquisa com os pais: Do significado dos nomes da história de sua vida.

§     Pesquisa na Internet: Brasões dos sobrenomes.

§     Pesquisa: significado de cada nome.

§     Cada aluno irá questionar seus pais e antecessor sobre a história dos sobrenomes da família e seus brasões ao trazê-los em sala de aula iremos fazer observações sobre cada um.

§     Balões mágicos: Separe um balão e um pedaço de papel para cada aluno.Peça para cada criança escrever seu nome e colocá-lo dentro do balão.Todos deverão encher o balão e quando terminarem a proposta é que brinquem, jogando balões para cima, deixando que se misturem com os outros.Ao sinal cada um deverá pegar um balão e estourar.Depois que virem o nome do colega que pegaram, cada aluno irá fazer um crachá para ele, desenhando o que quiser.

Matemática

§     Quantidade: Fazer comparações entre o seu nome e os nomes dos colegas.

§     Quantos nomes começam com a mesma letra?

§     Quantas letras têm o meu nome (colar palitos na quantidade correspondente).

Artes Visuais

§     Construção de uma boneca de pano: Com as crianças sentadas em círculo, conte uma história de recém nascido, que fala sobre os cuidados necessários de um bebê e todas as suas fases até a idade da turma.Em seguida, proponha construir juntos uma boneca para representar a todos.Após pronta a boneca cada criança levará para casa, um de cada vez, juntamente com o questionário da pesquisa. Os pais devem ajudar a criança nos cuidados com a boneca contando para elas a sua história e assim respondendo o questionário.

§     Caixa surpresa: Caixa de papelão enfeitada com um espelho colado no fundo.O professor dirá às crianças que trouxe um presente especial. Reúna as crianças em círculo e comente sobre as diferenças entre elas. Então passe a caixa para que cada um veja a surpresa.Avise “Ao abrirem a caixa vocês encontrarão uma surpresa”. Deixe que cada um se surpreenda e se observem com calma.

§     Auto-retrato: Baseado na obra de Tarsila do Amaral, cada aluno fará seu auto-retrato.

§     Bonecos auto retrato confeccionado com caixas de fósfotos, palitos, tampa de garra e tecido.

Musica

§     Apresentação da música: “A gente tem sobrenome”; Toquinho.

§     Através da música trabalhar com danças e expressões.

Tempo Previsto

§     Um a dois meses.

Culminância 

§     Convite aos pais, autoridades e demais séries.

§     Livros individuais: autobibliografia. Faça download aqui!

§     Coreografia da música: “Gente tem sobrenome”

Avaliação

§     No decorrer do projeto as crianças terão a oportunidade de participar de situações de pesquisas do tema a serem trabalhados, compartilhando todo o material produzido na sala de aula.

§     Realizando avaliações ao longo de todo o processo.

 

 

 


Contato

NEAC-Núcleo Educacional Arte da Criança

Rua Professor Coutinho, 312, F.Camarão, Natal-RN

Tel.:55 (84) 3605-6496